![]() |
Imagem meramente ilustrativa. |
A cólica menstrual também é chamada de dismenorréia. A maioria das mulheres sente cólicas menstruais em algum período de suas vidas. Elas podem variar de leves a severas. Também podem diferir mês a mês, ano a ano. A dor sentida durante a cólica menstrual pode ser acompanhada de dor nas costas, fadiga, vômitos, diarréia e dores de cabeça. Pode ser intensificada pelo inchaço pré-menstrual ( retenção de água ).
Causas
Existem dois tipos de cólica menstrual - primária e secundária. A primária geralmente ocorre em mulheres que recém começaram a menstruar, e pode desaparecer ou se tornar mais leve quando a mulher atinge a idade de 23-25 anos ou quando dá à luz ( o parto estira o útero ). Acredita-se que as cólicas menstruais chamada de prostaglandinas são compostos químicos que existem naturalmente no corpo. Algumas prostaglandinas promovem a contração dos músculos do útero.
A dismenorréia ocorre com menor freqüência em mulheres que não ovulam. Por este motivo, os anticoncepcionais orais (pílulas) diminuem as cólicas em 70-80% das mulheres que o tomam. Quando o uso da pílula é interrompido, a mulher geralmente volta a ter o mesmo nível de cólica que tinha anteriormente.
A dismenorréia secundária ocorre em conseqüência de outras alterações do sistema reprodutor, como os miomas, endometriose, cistos de ovário e, raramente, câncer. O DIU ( dispositivo intra-uterino ) também pode provocar cólicas, principalmente se a mulher nunca tiver tido filhos. A exceção é o DIU que libera pequenas quantidades de progesterona dentro do útero, o que ajuda a diminuir a cólica e o fluxo de sangue durante a menstruação.
Dicas de autocuidado
Durante a menstruação, tome ibuprofeno ou naxopreno de sódio conforme orientação da bula, para diminuir a dor e inibir a liberação das prostaglandinas. O acetaminofen diminui a dor, mas não as prostaglandinas. A maioria dos medicamentos para cólica do mercado contém acetaminofen. Leia os rótulos. ( Veja "Analgésicos" em "Farmácia em Casa" ).
Beba uma xícara de chá comum, de camomila ou de menta, quente.
Coloque uma bolsa de água quente ou bolsa térmica sobre o abdome ou sobre as costas.
Tome um banho quente.
Massageie delicadamente o seu abdome.
Faça exercícios leves como: alongamento, yoga, caminhada ou andar de bicicleta. O exercício pode aumentar o fluxo de sangue e reduzir a dor pélvica.
Repouse bastante e evite situações estressantes.
Fonte: Online Vida
NÃO DEIXE QUE OS PROBLEMAS DE IRREGULARIDADE
DE SUA MENSTRUAÇÃO AFETE MAIS
SUA QUALIDADE DE VIDA.
SUA QUALIDADE DE VIDA.
PROCURE JÁ A SOLUÇÃO QUE LHE APRESENTAMOS.
USE OS PRODUTOS
WINALITE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário